Sobre o C.S.C.V.P.A
Conheça um pouco mais sobre o que fazemos
Apresentação
História
Instalações
Missão
Planos de Ação e Relatórios de Contas
Apresentação
Apresentação e Saudação
O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora foi constituído em 1983 com duas vertentes bem definidas – social e cultural – e tem como principal objetivo dar resposta às necessidades de natureza económica, social e culturaldas populações de Vila Praia de Âncora e do Vale do Âncora, atenta a proximidade geográfica das populações, independentemente dos limites administrativos.
O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora é, também, uma das mais antigas instituições de solidariedade social da chamada segunda geração, que surgiu depois do 25 de Abril,sendo de realçar o conjunto das valências sociaisde que dispõe que vão desde o apoio aos idosos com o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Residência de Idosos passando pelas crianças e jovens com a Creche e Centro ATL, sem esquecer o apoio aos beneficiários de rendimento social de Inserção e às vítimas de violência doméstica.
No campo cultural o Centro Social e Cultural dispõe de um equipamento importante para o vale do Âncora que é o Centro Cultural com dois auditórios, uma sala de exposições temporárias, o Centro de Interpretação Arqueológica para além de vários espaços destinados ao ensino música e da dança.
Tendo por base a celebração de Protocolos funcionam ainda nas instalações desta instituição a Unidade de Formação de Hotelaria da ETAP – Escola Profissional e a Academia de Música Fernandes Fão e várias associações, designadamente, o Etnográfico de Vila Praia de Âncora.
O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, ao longo de mais de três décadas que leva de funcionamento, apoiou alguns milhares de jovens e de adultos, dinamizou culturalmente a região em que se insere e deu continuidade à publicação do Jornal Terra e Mar.
As estruturas e as valências que tem em funcionamento são dinamizadas e suportadas por um conjunto significativo de colaboradores que desenvolvem a sua atividade de forma séria e competente e numa lógica de melhoria contínua pautada por elevados padrões de qualidade.
O Centro Social e Cultural tem as suas portas abertas para dar resposta às situações de maior necessidade. Queremos que seja vista como uma instituição ao serviço das populações,prioritariamente, do Vale do Âncora mas que, em alguns casos, tem uma abrangência concelhia e distrital.
Sejam bem-vindos ao sítio do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora.
Se puderem e se estiverem disponíveis apoiem as atividades que promovemos.
Se precisarem de apoio nas valências acima referidas, estejam certos que lhe daremos toda a atenção e tudo faremos no sentido de lhe proporcionar o apoio desejado.
O Presidente da Direção | Dr. José Luís Presa
História
História
O CSCVPA – Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Fundada a oito de Setembro de 1983 e, de acordo com os objetivos expressos nos Estatutos pretende contribuir para a promoção social e cultural da população do Vale do Âncora, assim como, criar condições para a ocupação dos tempos livres da mesma população.
Tendo em vista a concretização dos objetivos estatutários na vertente social foi construído o Complexo Sócio Educacional Inter-geracional na última metade da década de oitenta e a primeira resposta social proporcionada pela instituição foi a Serviço de Apoio Domiciliário. Subsequentemente foi sendo alargado o leque de respostas sociais nas áreas da infância, juventude e terceira idade com a entrada em funcionamento do CATL para crianças e jovens, do Centro de Dia e do Lar de Terceira Idade. O Complexo Sócio Educacional Inter-geracional proporciona ainda, nos termos de um Protocolo de Cooperação com a COOPETAPE – Cooperativa de Ensino, CRL, a formação de jovens em cursos nas áreas da hotelaria e do turismo.
Atualmente o CSCVPA tem em funcionamento no sector social as seguintes respostas: Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Estrutura Residencial para idosos, Centro de Atividades de Tempos Livres, Creche, Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica , Protocolo de Rendimento Social de Inserção e Cantina Social. Estas respostas sociais funcionam ao longo de todo o ano civil.
Na vertente cultural o CSCVPA promoveu a construção do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, espaço este onde poderão decorrer vários eventos, nomeadamente exposições, espetáculos, colóquios e conferencias.
SÓCIOS FUNDADORES
Em baixo: Luis Augusto Gomes; Plácido Brás; Helder Pereira; José Luis Presa; António Magalhães; Jofre Ferro; José Gomes dos Santos.
Em cima: Augusto Sá; Carlos Pais; Luis Gomes Fernandes; Domingos Verde; António Ausina da Silva; Alcindo Augusto Pereira; Damião Fão.
Instalações
Instalações
O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora é constituído por 3 edifícios distintos:
Complexo Sócio Educacional
Sito na Avenida do Centro Cívico desta freguesia, onde tem em funcionamento diversas valências sociais, um jornal local com uma periodicidade quinzenal – “Jornal Terra e Mar”, e uma escola profissional (COOPETAPE), onde são lecionadas cursos na área da hotelaria e turismo;
Centro Cultural de Vila Praia de Âncora
Onde funcionam as valências culturais (Academia de Música, Coletividades, sala de exposições, Museu, entre outros) e área comercial.
Creche Mundo Colorido
Inaugurado em Janeiro de 2011, situa-se na freguesia vizinha de Vile.
Missão
Missão, Visão e Valores
“Através de um trabalho de proximidade à comunidade, prestar um serviço de qualidade nas vertentes social, educacional e cultural”
“Pretendemos ser uma instituição de referência a nível organizacional, apostando na prestação de serviços de excelência”
Solidariedade
“ Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano mas sem ele o oceano seria menor”. Madre Teresa de Calcutá
Respeito
“ Respeito não é algo que se busca ou que se exige, é algo que se dá e se recebe”. Claudiney Ribeiro Santos
Valorização humana
“Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.” Gabriel Garcia Marquez