O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem em funcionamento, como valência, desde dezembro de 2010, o Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (CAVVD), fruto de um protocolo assinado com o Instituto da Segurança Social em 14/12/2010.
Deparando-se como alguns constrangimentos, nomeadamente o vasto território de intervenção e as deslocações inerentes ao atendimento descentralizado, principalmente nos concelhos de interior (Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura), com défice de rede de transportes e acessibilidades, e o aumento significativo de sinalizações de vítimas de violência doméstica, surgiu a possibilidade de apresentar uma candidatura ao POISE para que a equipa fosse reforçada e permitisse uma resposta mais próxima aos quatro concelhos referidos.
Assim surgiu o projeto “Recomeçar + perto”, com o principal objetivo de ampliar a rede de municípios solidários com as vítimas de violência doméstica e garantir a existência de uma resposta com capacidade para intervir junto das mesmas nos concelhos de Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura, nomeadamente disponibilizando um gabinete de atendimento semanal e realizando atividades de sensibilização e prevenção no âmbito da problemática em questão, junto da comunidade em geral.
A primeira candidatura ao POISE – Tipologia de Intervenção 37: Combate à Violência de género/doméstica – foi submetida em 2017, tendo o projeto dado início no dia 01 de junho de 2018 e o seu término a 29 de novembro de 2019 (total de 18 meses). Uma segunda candidatura ao POISE, em 2019, permitiu a continuidade do seu funcionamento, tendo o seu reinício sido assinalado a 15 de dezembro de 2019, e com término previsto para 15 de dezembro de 2022.
Em 2021, com a aprovação da candidatura RAP ao POISE – “Projeto Âncora Jovem” – o CAVVD/Recomeçar + perto conseguiram dar resposta a uma necessidade que se tinha vindo a mostrar fulcral no acompanhamento das vítimas de violência doméstica, especificamente, o apoio psicológico aos/às seus/suas descendentes, também eles/elas vítimas das situações de violência, fossem elas presenciadas ou não. Uma intervenção estruturada com estas crianças e jovens vítimas de violência doméstica, permitiu, por um lado, um reforço da capacidade para identificar sinais de alerta e indicadores de risco da violência doméstica, ao mesmo tempo que permitiu uniformizar procedimentos de atuação entre várias áreas e promover a articulação interinstitucional e partilha de informação.
Com a aprovação do atual projeto, após candidatura através do Programa Pessoas 2030-4, o objetivo é garantir a continuidade da existência de uma resposta que permita a prestar apoio de uma forma mais próxima às vítimas de violência doméstica e garantir a existência de uma resposta com capacidade para intervir junto das crianças e jovens vítimas de violência doméstica.

Contactos:
Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora – Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica /Recomeçar mais perto
Avenida do Centro Cívico | 4910-431 Vila Praia de Âncora
R+P: +351 926 306 161 | recomecar.mais.perto@cscvpa.pt
RAP: +351 914 046 542 | +351 914 046 857 | ancorajovem@cscvpa.pt
