Serviço de Apoio Domiciliário

apoio domiciliario

O Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Objectivos do SAD:

Objetivos gerais:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
  • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

Objetivos específicos:

  • Assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas;
  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar;
  • Colaborar na prestação de cuidados de saúde.

DSCF4204Serviços:

  • Cuidados de higiene e conforto;
  • Arrumação e pequenas limpezas no domicílio;
  • Confeção, transporte e distribuição das refeições;
  • Tratamento de roupa;
  • Atividades de Animação e recriação;
  • Acompanhamento ao exterior;
  • Apoio na aquisição de bens e serviços;
  • Teleassistência;
  • Apoio psicossocial.
  • Empréstimo de ajudas técnicas

Recursos Humanos:DSCF4207

  • Diretora Técnica;
  • Psicóloga
  • Enfermeiro
  • Animadora Socio- Cultural;
  • Ajudantes Ação Direta;
  • Cozinheiras;
  •  Administrativos;
  • Serviços gerais;
  • Motorista.

horario

Horário de funcionamento:

  • O SAD do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, funciona durante todo o ano, de segunda – feira a domingo, das 8h30 às 20 horas.

Critérios de admissibilidade:

  • Residente no Vale do Âncora;
  • Ausência ou indisponibilidade da família ou outras pessoas em assegurar os cuidados básicos;
  • Ter 65 ou mais e, excecionalmente, outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem;
  • Cuidados exigidos pela situação de dependência;
  • Risco de isolamento social;
  • Situações de emergência social.

Como todas as IPSS, com acordo de cooperação com a segurança social, as comparticipações familiares pautam-se pelas tabelas em vigor.

documento

Documento para candidatura:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do cliente e/ou do representante legal;
  • Cartão de Contribuinte do cliente e/ou do representante legal;
  • NISS do cliente ;
  • Cartão de utente dos serviços de Saúde ou de subsistemas a que o cliente pertença;
  • Boletim de Vacinas e relatório médico, comprovativo da situação clínica do cliente;
  • Comprovativo dos rendimentos/despesas do cliente e/ou do agregado familiar;
  • Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração do processo individual, bem como recolha fotográfica;
  • Foto tipo passe.

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