
O Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Objectivos do SAD:
Objetivos gerais:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.
Objetivos específicos:
- Assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas;
- Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar;
- Colaborar na prestação de cuidados de saúde.
Serviços:
- Cuidados de higiene e conforto;
- Arrumação e pequenas limpezas no domicílio;
- Confeção, transporte e distribuição das refeições;
- Tratamento de roupa;
- Atividades de Animação e recriação;
- Acompanhamento ao exterior;
- Apoio na aquisição de bens e serviços;
- Teleassistência;
- Apoio psicossocial.
- Empréstimo de ajudas técnicas
Recursos Humanos:
- Diretora Técnica;
- Psicóloga
- Enfermeiro
- Animadora Socio- Cultural;
- Ajudantes Ação Direta;
- Cozinheiras;
- Administrativos;
- Serviços gerais;
- Motorista.
Horário de funcionamento:
- O SAD do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, funciona durante todo o ano, de segunda – feira a domingo, das 8h30 às 20 horas.
Critérios de admissibilidade:
- Residente no Vale do Âncora;
- Ausência ou indisponibilidade da família ou outras pessoas em assegurar os cuidados básicos;
- Ter 65 ou mais e, excecionalmente, outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem;
- Cuidados exigidos pela situação de dependência;
- Risco de isolamento social;
- Situações de emergência social.
Como todas as IPSS, com acordo de cooperação com a segurança social, as comparticipações familiares pautam-se pelas tabelas em vigor.
Documento para candidatura:
- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do cliente e/ou do representante legal;
- Cartão de Contribuinte do cliente e/ou do representante legal;
- NISS do cliente ;
- Cartão de utente dos serviços de Saúde ou de subsistemas a que o cliente pertença;
- Boletim de Vacinas e relatório médico, comprovativo da situação clínica do cliente;
- Comprovativo dos rendimentos/despesas do cliente e/ou do agregado familiar;
- Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração do processo individual, bem como recolha fotográfica;
- Foto tipo passe.