Centro de Dia

centro de dia

O Centro de Dia é uma resposta social que presta serviços que contribuem para a manutenção da pessoa idosa no seu meio socio-cultural, assegurando a prestação de cuidados básicos de saúde, alimentação e disponibilizando paralelamente atividades de cariz sociocultural. Com esta valência a Instituição pretende responder às necessidades das famílias e dos próprios utentes, criando para isso um ambiente familiar e prestador de apoio de primeira linha.

Objectivos do Centro de Dia:

  • Prestar serviços que satisfaçam necessidades básicas;
  • Prestar de apoio psicossocial;
  • Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros

grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

Serviços:

  • Alimentação e higiene Pessoal;
  • Tratamento de Roupa;
  • Atividades de Animação e recriação;
  • Apoio na aquisição de bens e serviços;
  • Transporte;
  • Transporte a e acompanhamento a unidades de saúde, por impedimento justificado do familiar e/ou pessoa de referência, a realizar no concelho de Caminha e cidade de Viana do Castelo*;
  • Apoio psicossocial .

*deslocações fora dos locais acima referidos terão de ser suportados pelo cliente e/ou

familiar.

Recursos Humanos:

  • Diretora Técnica;
  • Psicóloga;
  • Animadora Socio- Cultural;
  • Ajudantes Ação Direta;
  • Cozinheiras;
  •  Administrativos;
  •  Serviços gerais;
  • Motorista;
  • Enfermeiro

horario

Horário de funcionamento:

  • O Centro de Dia do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, funciona durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, entre às 9 horas e às 17,30 horas;
  • Em situações excecionais que não careçam de transporte, os clientes podem frequentar a resposta social das 8 às 20 horas.

Critérios de Admissibilidade:

  • Residente no Vale do Âncora;
  • Ausência ou indisponibilidade da família ou outras pessoas em assegurar os cuidados básicos;
  • Ter 65 ou mais anos e, excecionalmente, ou outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem;
  • Situações de emergência social;
  • Não apresentar perturbação mental grave que ponha em risco a integridade física dos demais clientes;
  • Pessoas de referência do cliente a frequentar o estabelecimento;
  • Vontade expressa do cliente em frequentar a valência;
  • Risco de isolamento social;
  • Ser sócio da Instituição.

Como todas as IPSS, com acordo de cooperação com a segurança social, as comparticipações familiares pautam-se pelas tabelas em vigor.

documento

Documento para candidatura:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do cliente e/ou do representante legal;
  • Cartão de Contribuinte do cliente e/ou do representante legal;
  • NISS do cliente;
  • Cartão de utente dos serviços de Saúde ou de subsistemas a que o cliente pertença;
  • Boletim de Vacinas e relatório médico, comprovativo da situação clínica do cliente;
  • Comprovativo dos rendimentos/despesas do cliente e/ou do agregado familiar;
  • Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração do processo individual, bem como recolha fotográfica.
  • Foto tipo passe.

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