
O Centro de Dia é uma resposta social que presta serviços que contribuem para a manutenção da pessoa idosa no seu meio socio-cultural, assegurando a prestação de cuidados básicos de saúde, alimentação e disponibilizando paralelamente atividades de cariz sociocultural. Com esta valência a Instituição pretende responder às necessidades das famílias e dos próprios utentes, criando para isso um ambiente familiar e prestador de apoio de primeira linha.
Objectivos do Centro de Dia:
- Prestar serviços que satisfaçam necessidades básicas;
- Prestar de apoio psicossocial;
- Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros
grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
Serviços:
- Alimentação e higiene Pessoal;
- Tratamento de Roupa;
- Atividades de Animação e recriação;
- Apoio na aquisição de bens e serviços;
- Transporte;
- Transporte a e acompanhamento a unidades de saúde, por impedimento justificado do familiar e/ou pessoa de referência, a realizar no concelho de Caminha e cidade de Viana do Castelo*;
- Apoio psicossocial .
*deslocações fora dos locais acima referidos terão de ser suportados pelo cliente e/ou
familiar.
Recursos Humanos:
- Diretora Técnica;
- Psicóloga;
- Animadora Socio- Cultural;
- Ajudantes Ação Direta;
- Cozinheiras;
- Administrativos;
- Serviços gerais;
- Motorista;
- Enfermeiro
Horário de funcionamento:
- O Centro de Dia do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, funciona durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, entre às 9 horas e às 17,30 horas;
- Em situações excecionais que não careçam de transporte, os clientes podem frequentar a resposta social das 8 às 20 horas.
Critérios de Admissibilidade:
- Residente no Vale do Âncora;
- Ausência ou indisponibilidade da família ou outras pessoas em assegurar os cuidados básicos;
- Ter 65 ou mais anos e, excecionalmente, ou outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem;
- Situações de emergência social;
- Não apresentar perturbação mental grave que ponha em risco a integridade física dos demais clientes;
- Pessoas de referência do cliente a frequentar o estabelecimento;
- Vontade expressa do cliente em frequentar a valência;
- Risco de isolamento social;
- Ser sócio da Instituição.
Como todas as IPSS, com acordo de cooperação com a segurança social, as comparticipações familiares pautam-se pelas tabelas em vigor.
Documento para candidatura:
- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do cliente e/ou do representante legal;
- Cartão de Contribuinte do cliente e/ou do representante legal;
- NISS do cliente;
- Cartão de utente dos serviços de Saúde ou de subsistemas a que o cliente pertença;
- Boletim de Vacinas e relatório médico, comprovativo da situação clínica do cliente;
- Comprovativo dos rendimentos/despesas do cliente e/ou do agregado familiar;
- Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração do processo individual, bem como recolha fotográfica.
- Foto tipo passe.