História
O CSCVPA – Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Fundada a oito de Setembro de 1983 e, de acordo com os objetivos expressos nos Estatutos pretende contribuir para a promoção social e cultural da população do Vale do Âncora, assim como, criar condições para a ocupação dos tempos livres da mesma população.
Tendo em vista a concretização dos objetivos estatutários na vertente social foi construído o Complexo Sócio Educacional Inter-geracional na última metade da década de oitenta e a primeira resposta social proporcionada pela instituição foi a Serviço de Apoio Domiciliário. Subsequentemente foi sendo alargado o leque de respostas sociais nas áreas da infância, juventude e terceira idade com a entrada em funcionamento do CATL para crianças e jovens, do Centro de Dia e do Lar de Terceira Idade. O Complexo Sócio Educacional Inter-geracional proporciona ainda, nos termos de um Protocolo de Cooperação com a COOPETAPE – Cooperativa de Ensino, CRL, a formação de jovens em cursos nas áreas da hotelaria e do turismo.
Atualmente o CSCVPA tem em funcionamento no sector social as seguintes respostas: Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Estrutura Residencial para idosos, Centro de Atividades de Tempos Livres, Creche, Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica , Protocolo de Rendimento Social de Inserção e Cantina Social. Estas respostas sociais funcionam ao longo de todo o ano civil.
Na vertente cultural o CSCVPA promoveu a construção do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, espaço este onde poderão decorrer vários eventos, nomeadamente exposições, espetáculos, colóquios e conferencias.
SÓCIOS FUNDADORES
Em baixo: Luis Augusto Gomes; Plácido Brás; Helder Pereira; José Luis Presa; António Magalhães; Jofre Ferro; José Gomes dos Santos.
Em cima: Augusto Sá; Carlos Pais; Luis Gomes Fernandes; Domingos Verde; António Ausina da Silva; Alcindo Augusto Pereira; Damião Fão.