CLDS 4G CAMINHA

clds4g-caminha-2021O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, enquanto ECLP – Entidade Coordenadora Local de Parceria, desenvolve o projeto denominado de CLDS 4G Caminha, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – Tipologia 3.10 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 4G).

Candidatura POISE-03-4232-FSE-000396, com o objetivo temático de promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação e, específico, de reforçar a coesão social, aumentando o número de pessoas e territórios vulneráveis abrangidos.

O Plano de Ação do CLDS 4G Caminha foi elaborado pela ECLP, com a colaboração do Núcleo Executivo da Rede Social de Caminha e da coordenadora técnica da operação, com base nos instrumentos de planeamento concelhios, designadamente o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social, e aprovado pelo CLAS – Conselho Local de Ação Social de Caminha.

 

Público-Alvo e Área de Intervenção

Através de uma intervenção de proximidade e de parcerias, do CLDS 4G Caminha esperam-se benefícios individuais mútuos (para as pessoas idosas e pessoas com deficiência e incapacidade), relacionais (para os grupos geracionais envolvidos) e sociais (para a comunidade de Caminha) e, em última instância, pretende-se fomentar a construção de uma sociedade de todas e para todas as idades.

 

Âmbito/Objetivos

Esta tipologia tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade e realizada em parceria, de forma a:

  1. Aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objeto de intervenção dinamizando a alteração da sua situação socio territorial;
  2. Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
  3. Potenciar a congregação de esforços entre o setor público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
  4. Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

(Aviso POISE-32-2019-12)

 

EIXO DE INTERVENÇÃO 3

Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa

separador-clds4g-caminhaAções socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e autonomia das pessoas idosas

separador-clds4g-caminhaAções de combate à solidão e ao isolamento

separador-clds4g-caminhaDesenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas

 

EQUIPA TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR

separador-clds4g-caminhaCoordenadora Técnica 

Licenciada em Sociologia | luisa.sousa@cscvpa.pt 

separador-clds4g-caminhaTécnicas Eixo 3
Licenciada em Animação Socioeducativa | susete.pires@cscvpa.pt
Licenciada em Psicologia | joana.presa@cscvpa.pt

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

LOCAL: Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora

Manhã: 9h – 13h / Tarde: 14h – 17h (dias úteis da semana)

 

CONTACTOS

Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora
Avenida do Centro Cívico
4910-431 Vila Praia de Âncora

clds4g@cscvpa.pt

www.facebook.com/CLDS-4G-Caminha

(+351) 258 911 328  |  (+351) 965 468 766  |  (+351) 965 468 763

 

CONTACTE-NOS

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

cofinanciamento-clds5g-caminha