22 DEZ | EXPOSIÇÃO “A INDÚSTRIA DA MADEIRA EM VILA PRAIA DE ÂNCORA: TESTEMUNHOS, OBJETOS E IMAGENS

O CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE VILA PRAIA DE ÂNCORA ATRAVÉS DO CENTRO DE MEMÓRIA PROMOVE EXPOSIÇÃO INTITULADA

A Indústria da Madeira em Vila Praia de Âncora:

Testemunhos, Objetos e Imagens

convite copy

Local: Centro Cultural de Vila Praia de Âncora

Duração: 22 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2018

 

O Centro de Memória do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem como principal objetivo o registo e arquivo do património imaterial e a construção de uma historiografia contemporânea da comunidade alto-minhota. A sua ação centra-se na recolha de testemunhos orais, materiais, gráficos e artísticos, com o objetivo de realizar exposições periódicas, e ao mesmo tempo reunir um acervo digital que espelhe a memória da Comunidade.

A presente exposição tem como tema uma das atividades económicas mais importantes do século XX em Vila Praia de Âncora: a indústria gerada a partir de um recurso natural presente em toda a paisagem, como é a madeira.

Conseguimos obter informações sobre a inserção profissional nesta indústria, os modos de obter e transportar a matéria-prima e o tipo de empresas criadas para suprir necessidades, como as serrações, as carpintarias e as marcenarias, sobre os modos de fazer e os recursos materiais disponíveis, com especial incidência na segunda metade do século XX.

O Centro de Memória do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem que agradecer e reconhecer a participação muita ativa das pessoas entrevistadas, antigos e atuais profissionais e empresários do setor, bem como familiares de artesãos já desaparecidos.