10 AGO|Exposição Etnográfico de Vila Praia de Âncora: 40 anos de história, relatos e experiências

O CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE VILA PRAIA DE ÂNCORA ATRAVÉS DO CENTRO DE MEMÓRIA PROMOVE EXPOSIÇÃO INTITULADA

Etnográfico de Vila Praia de Âncora:

40 anos de história, relatos e experiências

convite copy-page-001 (1) (800x383)

Local: Centro Cultural de Vila Praia de Âncora

Duração: 10 de agosto a 6 de outubro de 2017

 

O Centro de Memória do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem como principal objetivo o registo e arquivo do património imaterial e a construção de uma historiografia contemporânea da comunidade alto-minhota. A sua ação centra-se na recolha de testemunhos materiais, gráficos e artísticos, com o objetivo de realizar exposições periódicas, e ao mesmo tempo reunir acervo digital que espelhe a memória da Comunidade.

A presente exposição pretende homenagear um símbolo fundamental da cultura do Vale do Âncora, do município de Caminha, do Alto Minho e de Portugal. Para isso, entrevistaram-se anteriores e atuais elementos do grupo, recolheram-se testemunhos gráficos e escritos e, como resultado, cartaz copy-page-001 (1) (567x800)dispomos agora de uma visão mais nítida e clarificadora da história do Etnográfico, compreendemos melhor os seus êxitos e dificuldades e percecionamos de forma mais nítida o seu papel na sua comunidade.

Ficamos a conhecer como decorreram os seus primeiros anos; a influência que teve como elemento fundador o José Meira e qual foi o seu legado; o rigor com que observam as tradições do Alto Minho no trajar, dançar e tocar; o seu papel enquanto agente cultural da região e embaixador do Alto Minho em todo o país e na Europa; o seu olhar e expetativas quanto ao futuro do Grupo.

O Centro de Memória do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem que agradecer e reconhecer a participação muita ativa das pessoas entrevistadas e do Etnográfico de Vila Praia de Âncora e felicitar esta coletividade pelas 4 décadas dedicadas ao serviço da Comunidade, da Região e do País.

Obrigado pela colaboração de todos!