Centro de Atividades de Tempos Livres

O CATL do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Ancora destina-se às crianças que frequentam o 1º, 2º ciclo e 3º ciclo em Vila Praia de Ancora.
Apresenta uma resposta complementar às atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no estabelecimento de ensino e responde às necessidades de apoio às famílias.

Instalações

Uma sala de atividades;
Uma sala polivalente de refeições e apoio ao estudo;
Sanitários;
Terraço e jardim envolvente.

 

Pessoal

Diretora Técnica;
Educadora social;
Animadora;
Motorista ;
Cozinheira;
Colaboradores de Serviços Gerais e Administrativos.

 

Horários de funcionamento

O CATL funciona:
de 1 de Setembro a 31 de Agosto de segunda a sexta-feira;
Em tempo letivo:
das 7h45 às 9h e das 14h às 19h;
Em pausas letivas:
Das 7h45 às 18 h30.

Atividades

O CATL desenvolve as suas atividades baseando-se no respeito pelos outros pela vida, e no entendimento e cumprimento de regras.
No CATL a criança desenvolve atividades de natureza educativa, cultural e recreativa.
Para além de desfrutar de um espaço de lazer, encontra condições de apoio ao estudo e trabalhos de casa.

Serviços de Apoio

Transporte entre o CSCVPA e escola;
Lanche;
Almoço (nas pausas letivas).

Critérios de admissibilidade

Clientes em situação de risco;
Clientes que tenham irmãos a frequentar a instituição;
Clientes que seja educandos dos funcionários do CSCVPA;
Clientes que residam no Vale do Âncora;
Clientes cujos pais trabalham na área de estabelecimento;
Clientes cujos encarregados de educação trabalham em regime de horário a tempo inteiro;
Clientes cujos encarregados de educação são sócios da Instituição.

O Prazo normal de candidatura decorre entre 15 de Maio e 15 de Junho de cada ano civil, com exceções no caso de haver vagas.
Como todas as IPSS, com acordo de cooperação com a segurança social, as comparticipações familiares pautam-se pelas tabelas em vigor.

 

Documentos a entregar para a Candidatura:

Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade dos encarregados de educação*;
Cédula ou Bilhete de Identidade do Cliente e irmãos *;
Cartão de Contribuinte dos encarregados de educação *;
Cartão de Beneficiário da Segurança Social do cliente *;
Cartão de Utente dos Serviços de saúde ou de outro subsistema *;
Boletim de vacinas *;
Relatório médico comprovativo da situação clínica do cliente;
Comprovativo dos rendimentos dos encarregados de educação atualizado ou declaração do IRS;
Declaração assinada pelo cliente em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração de processo de cliente;
Declaração comprovativa de despesas com aquisição de 1ª habitação ou recibo de renda de casa;
Foto tipo passe.

(*) Fotocópia