Apresentação e Saudação

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora foi constituído em 1983 com duas vertentes bem definidas – social e cultural – e tem como principal objetivo dar resposta às necessidades de natureza económica, social e culturaldas populações de Vila Praia de Âncora e do Vale do Âncora, atenta a proximidade geográfica das populações, independentemente dos limites administrativos.

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora é, também, uma das mais antigas instituições de solidariedade social da chamada segunda geração, que surgiu depois do 25 de Abril,sendo de realçar o conjunto das valências sociaisde que dispõe que vão desde o apoio aos idosos com o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Residência de Idosos passando pelas crianças e jovens com a Creche e Centro ATL, sem esquecer o apoio aos beneficiários de rendimento social de Inserção e às vítimas de violência doméstica.

No campo cultural o Centro Social e Cultural dispõe de um equipamento importante para o vale do Âncora que é o Centro Cultural com dois auditórios, uma sala de exposições temporárias, o Centro de Interpretação Arqueológica para além de vários espaços destinados ao ensino música e da dança.

Tendo por base a celebração de Protocolos funcionam ainda nas instalações desta instituição a Unidade de Formação de Hotelaria da ETAP – Escola Profissional e a Academia de Música Fernandes Fão e várias associações, designadamente, o Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, ao longo de mais de três décadas que leva de funcionamento, apoiou alguns milhares de jovens e de adultos, dinamizou culturalmente a região em que se insere e deu continuidade à publicação do Jornal Terra e Mar.

As estruturas e as valências que tem em funcionamento são dinamizadas e suportadas por um conjunto significativo de colaboradores que desenvolvem a sua atividade de forma séria e competente e numa lógica de melhoria contínua pautada por elevados padrões de qualidade.

O Centro Social e Cultural tem as suas portas abertas para dar resposta às situações de maior necessidade. Queremos que seja vista como uma instituição ao serviço das populações,prioritariamente, do Vale do Âncora mas que, em alguns casos, tem uma abrangência concelhia e distrital.

Sejam bem-vindos ao sítio do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora.

Se puderem e se estiverem disponíveis apoiem as atividades que promovemos.

Se precisarem de apoio nas valências acima referidas, estejam certos que lhe daremos toda a atenção e tudo faremos no sentido de lhe proporcionar o apoio desejado.

O Presidente da Direção | Dr. José Luís Presa